A implantação do Curso Técnico de Nível Médio
em Publicidade no Centro Educacional Esplanada proporciona ao estudante superar
a expectativa dos empregadores, formando profissionais inovadores, competentes,
atualizados, motivados e criativos.
O candidato ao curso também deve ter em mente que não basta
apenas se formar em Técnico em Publicidade, mas é fundamental
se especializar nas áreas da Comunicação Integrada, Áudio
visual, Designer, Web e principalmente, agir de maneira interativa com o meio
ambiente e a responsabilidade social.
O Técnico em Publicidade pode constituir seu próprio negócio – ser
empreendedor, bem como atuar prestando apoio a qualquer instituição
como gestor (gerente/diretor) ou auxiliar, nas áreas de:
* Publicidade & Propaganda;
* Marketing;
* Comunicação Visual;
* Produção Gráfica;
* Design Gráfico;
* Moda;
* Promoção de Eventos,
* Promoção de Vendas;
* Merchandising;
* Planejamento e Projetos,
* Produtoras de vídeo,
* Dentre muitos outros;
Objetivo Geral do Curso Técnico em Publicidade
Formar profissionais de nível técnico cujo perfil compreenda,
fundamentalmente, uma visão que integre todas as áreas da comunicação
que tem como foco a divulgação e a publicidade, seja ela industrial,
comercial ou de prestação de serviços, utilizando tecnologia
moderna com o intuito de aprimorar a relação custo x benefício,
usar a criatividade em prol dos resultados, sobretudo com ética e responsabilidade
no uso de verbas apresentadas por seus clientes, desenvolver maior integração
com a comunidade e as empresas da região e garantir capacitação
técnica e profissional (dinâmica e atualizada), valorizando o
interesse pela profissão e a busca permanente pela qualidade dos produtos
e serviços prestados.
Objetivos Específicos
* Capacitar o profissional de nível Técnico em Publicidade para
atender às exigências do mercado de trabalho;
* Desenvolver o raciocínio e a capacidade do aluno para a coleta de
dados quantitativos e qualitativos necessários à elaboração
de estudos e pesquisas mercadológicas;
* Capacitar o aluno para inferir no processo criativo no que tange a divulgação
de marcas, produtos ou serviços;
* Qualificar o aluno para atuar como um publicitário de visão
ampla, estratégica, tecnológica e em constante atualização
ao qual se faz necessário e exigida pelo mercado de trabalho.
Mercado de Trabalho
Organizações públicas, privadas e do terceiro setor,
podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de
planejamento, criação publicitária, marketing, produção
gráfica, mídia, comunicação visual, eventos, moda,
promoção de vendas, merchandising, internet, micros e pequenos
empreendimentos, magistério, e em outras áreas de gestão
que envolva o processo comunicativo. .
Requisitos de Acesso
De acordo com os propósitos e perspectivas da nova legislação
do ensino brasileiro, o Centro Educacional Esplanada passa a oferecer o Curso
Técnico em Publicidade, em três módulos, com os seguintes
requisitos de acesso:
(a) Para educação profissional concomitante com o ensino médio.
No período de três anos, o jovem que conclui o 9º ano do
ensino fundamental tem a opção de fazer dois cursos concomitantes,
recebendo o certificado do ensino médio e o diploma de educação
profissional de nível Técnico em Publicidade.
(b) Para educação profissional aos portadores de certificado
de ensino médio.
Destinado aos egressos da educação básica que queiram
obter qualificação na área profissional em nível
Técnico em Publicidade, em 3 módulos.
Perfil profissional de conclusão
O profissional de publicidade é preparado para atuar no segmento de
comunicação social dentro dos parâmetros da publicidade
e propaganda sendo capaz de compreender as eternas mudanças que o mercado
consumidor exige. Será capaz também, de implementar tecnologias
atualizadas pertinentes ao processo de criação de peças
publicitárias.
O técnico será capacitado a realizar atividades nas mais variadas
formas de atuação que o mercado de trabalho oferece no segmento
de comunicação, publicidade e propaganda como: produção
de eventos promocionais e coorporativos; criação de layouts para
anúncios do tipo impresso ou mesmo na mídia eletrônica,
acompanhar a produção de anúncios; realizar ações
de promoções de vendas e merchandising; produzir slogans criativos
e eficientes; criar jingles e spots para comerciais.
Além de atuar com eficácia para qualquer que seja o setor econômico
contratante de modo a oferecer-lhe resultados positivos. O técnico em
publicidade estará bem inserido no contexto das novas interfaces apresentadas
pela tecnologia da informação como ferramenta preponderante a
execução de suas tarefas.
O projeto do curso técnico de Publicidade propicia acesso aos mais
modernos conhecimentos teóricos e técnicos, adequados às
necessidades organizacionais, permitindo a colocação no mercado
de trabalho de profissionais qualificados e comprometidos com as questões éticas,
morais e valores que capacitem o formando a:
* Ter iniciativa, autonomia e capacidade de ambientação a novas
situações mercadológicas e culturais;
* Trabalhar em equipe;
* Identificar e solucionar problemas;
* Comunicar-se de forma escrita e oral;
* Ter capacidade de articulação intelectual, verbal e argumentativa;
* Ter elevação na sua capacidade criativa;
* bom relacionamento;
* Planejar e organizar;
* Assumir papéis de liderança e tomar decisões;
* Ter postura ética e responsabilidade social;
* Dominar as técnicas e ferramentas necessárias;
* Utilizar a tecnologia digital em todas as suas esferas;
* Pensar e compreender o universo cognitivo da cibercultura;
* Ter conhecimento básico de Espanhol e Inglês para negócios;
* Ser empreendedor, buscando desenvolver e projetar novos negócios
produtos, serviços e mercados.
O técnico em Publicidade é o profissional habilitado a exercer
atividades de apoio que envolvam gestão de processos em publicidade
e propaganda, que visam à produtividade, competitividade e qualificação
comunicativa das empresas. Para tanto, deverá adquirir as seguintes
competências:
* Participar da elaboração de objetivos e metas da organização,
considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
* Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
* Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos e marketing
de serviços;
* Pesquisar e atualizar-se frequentemente;
* Utilzar os recursos disponíveis nas mais variadas formas de tecnologias.
Enfim, o novo perfil de um Técnico em Publicidade requer conhecimento
de mais de uma língua, domínio do computador, visão global
da sociedade, cultura geral, espírito de liderança, facilidade
de trabalho em equipe e sólida formação técnica.
Práticas Pedagógicas
As práticas pedagógicas do Centro Educacional Esplanada têm
como objetivo formar cidadãos voltados para todo e qualquer tipo de
crescimento que desenvolvam projetos juntamente com sua equipe que visa a cultura,
cidadania, conhecimento, inclusões, assessoria e consciência social
e intelectual.
a) Atividades Extracurriculares
* Visitas Técnicas
Visitas técnicas orientadas às organizações do
setor publicitário, ONGs e associações comunitárias,
para permitir o contato e a troca de experiências com profissionais da área
a fim de ampliar o conhecimento do negócio globalizado de produtos e
serviços com suas peculiaridades.
* Visitas Exploratórias
São visitas orientadas de cunho cultural e exploratório pertinentes às
disciplinas pontuais. Desse modo, o aluno terá a oportunidade de vivenciar
e explorar todas as possibilidades práticas. Tendo como exemplo a visitação
a Museus de arte, feiras e congressos
* Utilização de metodologia alternativa de ensino prático
É a vivência de situações reais ou simuladas, através
de exercícios e pesquisas, enfatizando-se algum problema relevante que
estimule a discussão e apresentação de alternativas para
solução.
* Palestras e seminários
São encontros promovidos pela coordenação do curso de
Publicidade, com a participação de palestrantes de outras instituições
ou até do corpo discente e de profissionais do mercado, no intuito de
discutir, atualizar e desenvolver os conhecimentos na área de Publicidade.
b) Projetos empreendedores
* Projeto Agência de Propaganda
- Esse projeto inicia-se com a divisão dos alunos em grupos e estes
grupos sendo intitulados como agências de propaganda. E como tal, para
cada agência (grupo) um nome, um slogan e divisão de tarefas tal
qual em uma agência publicitária devidamente constituída.
- Implantação do departamento de comunicação do
Centro Educacional Esplanada (DCE) cujo objetivo principal é dar continuidade
produzindo as peças publicitárias criadas pelos alunos. Além
de ser uma referência não só acadêmica mas também
mercadológica. Assim, podendo o DCE captar clientes para obtenção
de verba própria e oferecer estágio qualificado aos alunos do
curso Técnico de Publicidade.
* Projeto Jornal Informativo (mídia impressa)
A cada semestre os alunos deverão produzir um informativo de cunho
jornalístico abordando os temas defendidos em reuniões de pauta.
Além da realização de projeto gráfico, contará também,
com a criação do design do jornal e da criação
de anúncios.
Essa atividade fará uma abordagem de ampla atividade por alunos do
curso como: produção textual, fotografia, criação
publicitária, atendimento e executivos de conta, estratégias
de marketing, diagramação e internet.
* Projeto Interatividade
- Os alunos criarão um blog para a turma que será sempre gerido
por alunos do último período. Terá atualização
semanal e seu conteúdo principal é a divulgação
das atividades escolares dando ênfase ao curso de publicidade.
- Periodicamente, os alunos produzirão vídeos de curta duração
contendo mensagens de cunho institucional ou publicitário para serem
divulgados em redes sociais, oportunizando o espaço gratuito de divulgação
na mídia digital e todos os atributos da hipermídia.