Ensino Técnico
Publicidade

 

A implantação do Curso Técnico de Nível Médio em Publicidade no Centro Educacional Esplanada proporciona ao estudante superar a expectativa dos empregadores, formando profissionais inovadores, competentes, atualizados, motivados e criativos.

O candidato ao curso também deve ter em mente que não basta apenas se formar em Técnico em Publicidade, mas é fundamental se especializar nas áreas da Comunicação Integrada, Áudio visual, Designer, Web e principalmente, agir de maneira interativa com o meio ambiente e a responsabilidade social.

O Técnico em Publicidade pode constituir seu próprio negócio – ser empreendedor, bem como atuar prestando apoio a qualquer instituição como gestor (gerente/diretor) ou auxiliar, nas áreas de:

* Publicidade & Propaganda;

* Marketing;

* Comunicação Visual;

* Produção Gráfica;

* Design Gráfico;

* Moda;

* Promoção de Eventos,

* Promoção de Vendas;

* Merchandising;

* Planejamento e Projetos,

* Produtoras de vídeo,

* Dentre muitos outros;

Objetivo Geral do Curso Técnico em Publicidade

Formar profissionais de nível técnico cujo perfil compreenda, fundamentalmente, uma visão que integre todas as áreas da comunicação que tem como foco a divulgação e a publicidade, seja ela industrial, comercial ou de prestação de serviços, utilizando tecnologia moderna com o intuito de aprimorar a relação custo x benefício, usar a criatividade em prol dos resultados, sobretudo com ética e responsabilidade no uso de verbas apresentadas por seus clientes, desenvolver maior integração com a comunidade e as empresas da região e garantir capacitação técnica e profissional (dinâmica e atualizada), valorizando o interesse pela profissão e a busca permanente pela qualidade dos produtos e serviços prestados.

Objetivos Específicos

* Capacitar o profissional de nível Técnico em Publicidade para atender às exigências do mercado de trabalho;

* Desenvolver o raciocínio e a capacidade do aluno para a coleta de dados quantitativos e qualitativos necessários à elaboração de estudos e pesquisas mercadológicas;

* Capacitar o aluno para inferir no processo criativo no que tange a divulgação de marcas, produtos ou serviços;

* Qualificar o aluno para atuar como um publicitário de visão ampla, estratégica, tecnológica e em constante atualização ao qual se faz necessário e exigida pelo mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Organizações públicas, privadas e do terceiro setor, podendo atuar como técnico, assessor e consultor nas áreas de planejamento, criação publicitária, marketing, produção gráfica, mídia, comunicação visual, eventos, moda, promoção de vendas, merchandising, internet, micros e pequenos empreendimentos, magistério, e em outras áreas de gestão que envolva o processo comunicativo. .

Requisitos de Acesso

De acordo com os propósitos e perspectivas da nova legislação do ensino brasileiro, o Centro Educacional Esplanada passa a oferecer o Curso Técnico em Publicidade, em três módulos, com os seguintes requisitos de acesso:

(a) Para educação profissional concomitante com o ensino médio.

No período de três anos, o jovem que conclui o 9º ano do ensino fundamental tem a opção de fazer dois cursos concomitantes, recebendo o certificado do ensino médio e o diploma de educação profissional de nível Técnico em Publicidade.

(b) Para educação profissional aos portadores de certificado de ensino médio.

Destinado aos egressos da educação básica que queiram obter qualificação na área profissional em nível Técnico em Publicidade, em 3 módulos.

Perfil profissional de conclusão

O profissional de publicidade é preparado para atuar no segmento de comunicação social dentro dos parâmetros da publicidade e propaganda sendo capaz de compreender as eternas mudanças que o mercado consumidor exige. Será capaz também, de implementar tecnologias atualizadas pertinentes ao processo de criação de peças publicitárias.

O técnico será capacitado a realizar atividades nas mais variadas formas de atuação que o mercado de trabalho oferece no segmento de comunicação, publicidade e propaganda como: produção de eventos promocionais e coorporativos; criação de layouts para anúncios do tipo impresso ou mesmo na mídia eletrônica, acompanhar a produção de anúncios; realizar ações de promoções de vendas e merchandising; produzir slogans criativos e eficientes; criar jingles e spots para comerciais.

Além de atuar com eficácia para qualquer que seja o setor econômico contratante de modo a oferecer-lhe resultados positivos. O técnico em publicidade estará bem inserido no contexto das novas interfaces apresentadas pela tecnologia da informação como ferramenta preponderante a execução de suas tarefas.

O projeto do curso técnico de Publicidade propicia acesso aos mais modernos conhecimentos teóricos e técnicos, adequados às necessidades organizacionais, permitindo a colocação no mercado de trabalho de profissionais qualificados e comprometidos com as questões éticas, morais e valores que capacitem o formando a:

* Ter iniciativa, autonomia e capacidade de ambientação a novas situações mercadológicas e culturais;

* Trabalhar em equipe;

* Identificar e solucionar problemas;

* Comunicar-se de forma escrita e oral;

* Ter capacidade de articulação intelectual, verbal e argumentativa;

* Ter elevação na sua capacidade criativa;

* bom relacionamento;

* Planejar e organizar;

* Assumir papéis de liderança e tomar decisões;

* Ter postura ética e responsabilidade social;

* Dominar as técnicas e ferramentas necessárias;

* Utilizar a tecnologia digital em todas as suas esferas;

* Pensar e compreender o universo cognitivo da cibercultura;

* Ter conhecimento básico de Espanhol e Inglês para negócios;

* Ser empreendedor, buscando desenvolver e projetar novos negócios produtos, serviços e mercados.

O técnico em Publicidade é o profissional habilitado a exercer atividades de apoio que envolvam gestão de processos em publicidade e propaganda, que visam à produtividade, competitividade e qualificação comunicativa das empresas. Para tanto, deverá adquirir as seguintes competências:

* Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;

* Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;

* Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos e marketing de serviços;

* Pesquisar e atualizar-se frequentemente;

* Utilzar os recursos disponíveis nas mais variadas formas de tecnologias.

Enfim, o novo perfil de um Técnico em Publicidade requer conhecimento de mais de uma língua, domínio do computador, visão global da sociedade, cultura geral, espírito de liderança, facilidade de trabalho em equipe e sólida formação técnica.

Práticas Pedagógicas

As práticas pedagógicas do Centro Educacional Esplanada têm como objetivo formar cidadãos voltados para todo e qualquer tipo de crescimento que desenvolvam projetos juntamente com sua equipe que visa a cultura, cidadania, conhecimento, inclusões, assessoria e consciência social e intelectual.

a) Atividades Extracurriculares

* Visitas Técnicas

Visitas técnicas orientadas às organizações do setor publicitário, ONGs e associações comunitárias, para permitir o contato e a troca de experiências com profissionais da área a fim de ampliar o conhecimento do negócio globalizado de produtos e serviços com suas peculiaridades.

* Visitas Exploratórias

São visitas orientadas de cunho cultural e exploratório pertinentes às disciplinas pontuais. Desse modo, o aluno terá a oportunidade de vivenciar e explorar todas as possibilidades práticas. Tendo como exemplo a visitação a Museus de arte, feiras e congressos

* Utilização de metodologia alternativa de ensino prático

É a vivência de situações reais ou simuladas, através de exercícios e pesquisas, enfatizando-se algum problema relevante que estimule a discussão e apresentação de alternativas para solução.

* Palestras e seminários

São encontros promovidos pela coordenação do curso de Publicidade, com a participação de palestrantes de outras instituições ou até do corpo discente e de profissionais do mercado, no intuito de discutir, atualizar e desenvolver os conhecimentos na área de Publicidade.

b) Projetos empreendedores

* Projeto Agência de Propaganda

- Esse projeto inicia-se com a divisão dos alunos em grupos e estes grupos sendo intitulados como agências de propaganda. E como tal, para cada agência (grupo) um nome, um slogan e divisão de tarefas tal qual em uma agência publicitária devidamente constituída.

- Implantação do departamento de comunicação do Centro Educacional Esplanada (DCE) cujo objetivo principal é dar continuidade produzindo as peças publicitárias criadas pelos alunos. Além de ser uma referência não só acadêmica mas também mercadológica. Assim, podendo o DCE captar clientes para obtenção de verba própria e oferecer estágio qualificado aos alunos do curso Técnico de Publicidade.

* Projeto Jornal Informativo (mídia impressa)

A cada semestre os alunos deverão produzir um informativo de cunho jornalístico abordando os temas defendidos em reuniões de pauta. Além da realização de projeto gráfico, contará também, com a criação do design do jornal e da criação de anúncios.

Essa atividade fará uma abordagem de ampla atividade por alunos do curso como: produção textual, fotografia, criação publicitária, atendimento e executivos de conta, estratégias de marketing, diagramação e internet.

* Projeto Interatividade

- Os alunos criarão um blog para a turma que será sempre gerido por alunos do último período. Terá atualização semanal e seu conteúdo principal é a divulgação das atividades escolares dando ênfase ao curso de publicidade.

- Periodicamente, os alunos produzirão vídeos de curta duração contendo mensagens de cunho institucional ou publicitário para serem divulgados em redes sociais, oportunizando o espaço gratuito de divulgação na mídia digital e todos os atributos da hipermídia.

Estrada do Mendanha, n° 1.375/1.391 – Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep. 23090-281
Reconhecido pela Portaria n° 3.968/CDCR de 31.08.94
Tel(fax): 3579-1147 / 3406-4163
ceesplanada@hotmail.com - Direto com a secretaria.

Uma escola evangélica ministrando a Verdade - Zona Oeste -Rio de Janeiro