Descrição:
Educação Infantil
“
Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades
para a sua própria produção ou a sua construção.” (Paulo
Freire)
Trabalhar com Educação Infantil não é nada fácil.
Além de ser trabalhoso ter que participar dos cuidados com os pequenos
alunos, o professor tem que conviver com a cobrança e ansiedade dos pais
quanto à formação de seus filhos.
Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem
seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco
anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem
oral e escrita, matemática, e natureza e sociedade. Mas esses conceitos
devem aparecer no dia-a-dia infantil, dentro de suas relações
sociais, através de jogos, brincadeiras, canções, histórias
incentivando o imaginário e o potencial criativo das crianças,
mas também onde o professor promova momentos de diálogo, discussões
e reflexões.
Temos convivido com pais muito ansiosos, querendo que as crianças,
já em seus dois anos de idade, estejam sentadas em carteiras fazendo
tarefas, com conteúdos pontilhados, de ligar um ao outro, ou então
ver as crianças aprendendo letras, cores e números. Esses conceitos
fazem parte do mundo infantil dentro da escola, aliás, fora dela também.
Lembramos que num mundo colorido, aos poucos as crianças vão
apreendendo esses conceitos de forma espontânea.
Porém, um grande problema tem sido a cobrança dos pais, querendo
adiantar as fases das crianças, tentando mostrar ao mundo que seus filhos
são mais inteligentes que os outros. E nessa ansiedade, esquecem que
cada idade tem suas necessidades básicas e que não adianta querer
adiantar as mesmas, porque alguns conceitos dependem da maturidade intelectual
bem como física e motora para serem apreendidos.
Vemos que o brincar não é valorizado, fazendo com que os pais
duvidem da qualidade da escola, chegando a comparar os trabalhos realizados
em outras instituições e comparando seus filhos com irmãos
mais velhos, sobrinhos ou filhos de amigos. Essa atitude não é correta,
justamente porque cada um tem o seu tempo de maturidade e essa não é rigidamente
demarcada pela idade cronológica, podendo variar de indivíduo
para indivíduo. Segundo Piaget, as fases do desenvolvimento infantil
são sensório motora, até dois anos; pré-operatória,
de dois a sete anos; operatória concreta, de sete a treze anos e operatório
formal, a partir dos treze anos até a idade adulta, que se desenvolvem
nesta ordem, mas devem ser respeitadas ao longo da vida.
Nossa escola na Educação Infantil tem sua proposta pedagógica
pautada no Referencial Curricular de Educação Infantil e nos
pensadores Piaget psicólogo ) e Emilia Ferrero ( educadora ), que desenvolveram
trabalhos específicos usando o construtivismo como linha de trabalho.
Para isso, elaboramos projetos de construção , onde o aluno aprende
a construir o seu conhecimento.
Fazemos reuniões explicativas para os pais a fim de dar maior segurança
aos mesmos, buscando amenizar suas ansiedades e diminuir as dúvidas
quanto à aprendizagem na Educação Infantil.
É bom lembrar que os profissionais possuem formação específica
para trabalhar com crianças, estudam para isso e se preparam por vários
anos nas carteiras e estágios da faculdade, que são profissionais
da área em que atuam e devem ser valorizados por isso, não permitindo
que outros profissionais interfiram em seu trabalho, afinal, quando vamos ao
consultório médico não ensinamos quais procedimentos o
médico deve tomar, não é? Então pense nisso. Trocar
ideias é muito bom, mas deixar que pais decidam e tirem a autonomia
enquanto educadores não é a melhor alternativa, afinal, cada
um tem o seu papel, suas responsabilidades e seu compromisso profissional e
a família precisa ser parceira da escola.
Proposta Pedagógica:
Nossa Proposta Pedagógica( Metodologia ) está baseada no construtivismo,
propondo que o educando participe ativamente do próprio aprendizado, mediante
a experimentação, a pesquisa em grupo, a troca de informações
e experiências e o desenvolvimento do raciocínio. Acreditamos que
uma pessoa aprende melhor quando é parte direta na construção
do próprio conhecimento. Portanto, seus primeiros anos são de suma
importância nessa construção.
O erro é enfatizado não como tropeço no caminho do aprender,
mas como um trampolim na rota da aprendizagem; o erro passa a ter um caráter
construtivo, isto é, serve como “ ponte “ para se buscar
a solução correta ( o acerto ).
As práticas adotadas pelo Construtivismo estão baseadas nos
estudos do psicólogo suíço Jean Piaget, grande pesquisador
do processo de funcionamento da inteligência e da aquisição
do conhecimento. Até os 6 anos, de acordo com Piaget, o ser humano vive
sua fase mais intensa de formação neurológica, aprendizagem
e crescimento; mas no decorrer da sua vida, continua participando de um constante
processo de transformação e que o meio e tudo que há nele
influenciam neste processo.Acreditando nessa teoria, nossa escola oferece um
espaço de transformação e aprendizagem, pois compreendemos
que é fundamental “ aprender com prazer “, “ aprender
a crescer “, “ aprender a fazer “, “ aprender a ser “, “ aprender
a conhecer “, “aprender a viver juntos”. Nesse processo ,procuramos
explorar temas transversais, como : ética,cidadania,educação
ambiental e educação sexual.
Horário Atendimento:
9h às 16h (horário de almoço: 13:30h às 14:30h)
Dados da Coordenadora:
Nome |
Vanessa de Oliveira Celestino Prata da Silva |
Email |
coord.vanessacee@gmail.com |
Currículo |
Graduada em História na Fundação Educacional Unificada Campograndense |