Ensino Fundamental I


Descrição:
1º ano do Fundamental (6 anos completos até o dia 31 de março)

2º ano ao 5º ano do Fundamental



Proposta Pedagógica:
1º ano do Fundamental (6 anos completos até o dia 31 de março)

No Centro Educacional Esplanada, nesta fase, visamos o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos e, principalmente cognitivo e espiritual. Enfatizamos o trabalho específico de coordenação motora escrita, a iniciação à leitura e alfabetização da criança, através da construção, compreensão e interpretação da linguagem escrita, relacionando os símbolos gráficos (letras) e seus fonemas, visualizando e identificando as famílias silábicas no texto, agrupando-as e formando palavras. O raciocínio lógico-matemático é trabalhado através de atividades de identificação dos símbolos (numerais) e representação quantitativa dos mesmos, enfatizando os conceitos matemáticos e a realização de operações (adição e subtração). Promovemos também nesta fase a consolidação dos conceitos básicos de cidadania, meio ambiente, respeito, inclusão social, solidariedade, caráter e valores.

Ler não é decifrar, escrever não é copiar. A escrita da criança não resulta de simples cópia de um modelo externo, mas é um processo de construção pessoal." (Emília Ferreiro)

2º ano ao 5º ano do Fundamental

Nestes anos os conhecimentos específicos ganham maior importância, porém sem desconsiderar os aspectos pertinentes à infância como o brincar, o criar e o recriar, pois sabemos que durante esses momentos a criança também constrói conhecimentos através da troca de informações. Enfatizamos a iniciação à gramática, destacando a ampliação do pensamento através da construção, compreensão e interpretação da linguagem escrita. O raciocínio lógico-matemático é trabalhado através de operações concretas e ampliação de conceitos, voltados para o cotidiano. Dentro das Ciências Naturais são abordados os aspectos corporais e ambientais. Os conhecimentos de História e Geografia ganham enfoques diferenciados, onde os conteúdos trabalhados são voltados para a regionalização e a historicidade local e nacional através das aulas passeios, buscando sempre desenvolver o pensamento crítico de situações atuais. Paralelamente são desenvolvidas atividades educativas associadas aos conteúdos das outras disciplinas. A Língua Inglesa é também trabalhada em seus conceitos básicos de gramática e vocabulário. Nesta fase há o fortalecimento dos conceitos que fazem parte da personalidade e por isso, destacamos a valorização dos princípios éticos e de cidadania, promovendo atitudes de respeito, caráter e solidariedade. Na Recreação Dirigida são trabalhados os Jogos, a Dança, a Expressão Corporal, através de atividades que estimulem o desenvolvimento da Coordenação Motora, Lateralidade, Percepção, Agilidade e a Socialização, muito importante na infância (até 12 anos).

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.”

(Jean Piaget)



Horário Atendimento:
Segunda a sexta das 8:00 às 10:00

Segunda, quarta e sexta das 15:00 às 17:30



Dados da Coordenadora:


Nome
Rosany Breia
Email
rosanybreia@gmail.com
Currículo
Graduada em Pedagogia na Fundação Educacional Unificada Campograndense, Reg. Nº12720, processo 23079.023389/09-29 em 21/01/2010.
Pós-Graduanda em Psicopedagogia na Fundação Educacional Unificada Campograndense.







Estrada do Mendanha, n° 1.375/1.391 – Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep. 23090-281
Reconhecido pela Portaria n° 3.968/CDCR de 31.08.94
Tel(fax): 3579-1147 / 3406-4163
ceesplanada@hotmail.com - Direto com a secretaria.

Uma escola evangélica ministrando a Verdade - Zona Oeste -Rio de Janeiro