Descrição:
1º ano do Fundamental (6 anos completos até o dia 31 de março)
2º ano ao 5º ano do Fundamental
Proposta Pedagógica:
1º ano do Fundamental (6 anos completos até o dia 31 de março)
No Centro Educacional Esplanada, nesta fase, visamos o desenvolvimento integral
da criança nos aspectos biológicos, psicológicos e, principalmente
cognitivo e espiritual. Enfatizamos o trabalho específico de coordenação
motora escrita, a iniciação à leitura e alfabetização
da criança, através da construção, compreensão
e interpretação da linguagem escrita, relacionando os símbolos
gráficos (letras) e seus fonemas, visualizando e identificando as famílias
silábicas no texto, agrupando-as e formando palavras. O raciocínio
lógico-matemático é trabalhado através de atividades
de identificação dos símbolos (numerais) e representação
quantitativa dos mesmos, enfatizando os conceitos matemáticos e a realização
de operações (adição e subtração).
Promovemos também nesta fase a consolidação dos conceitos
básicos de cidadania, meio ambiente, respeito, inclusão social,
solidariedade, caráter e valores.
“Ler não é decifrar, escrever não é copiar.
A escrita da criança não resulta de simples cópia de um
modelo externo, mas é um processo de construção pessoal." (Emília
Ferreiro)
2º ano ao 5º ano do Fundamental
Nestes anos os conhecimentos específicos ganham maior importância,
porém sem desconsiderar os aspectos pertinentes à infância
como o brincar, o criar e o recriar, pois sabemos que durante esses momentos
a criança também constrói conhecimentos através
da troca de informações. Enfatizamos a iniciação à gramática,
destacando a ampliação do pensamento através da construção,
compreensão e interpretação da linguagem escrita. O raciocínio
lógico-matemático é trabalhado através de operações
concretas e ampliação de conceitos, voltados para o cotidiano.
Dentro das Ciências Naturais são abordados os aspectos corporais
e ambientais. Os conhecimentos de História e Geografia ganham enfoques
diferenciados, onde os conteúdos trabalhados são voltados para
a regionalização e a historicidade local e nacional através
das aulas passeios, buscando sempre desenvolver o pensamento crítico
de situações atuais. Paralelamente são desenvolvidas atividades educativas associadas aos conteúdos das outras disciplinas.
A Língua Inglesa é também trabalhada em seus conceitos
básicos de gramática e vocabulário. Nesta fase há o
fortalecimento dos conceitos que fazem parte da personalidade e por isso, destacamos
a valorização dos princípios éticos e de cidadania,
promovendo atitudes de respeito, caráter e solidariedade. Na Recreação
Dirigida são trabalhados os Jogos, a Dança, a Expressão
Corporal, através de atividades que estimulem o desenvolvimento da Coordenação
Motora, Lateralidade, Percepção, Agilidade e a Socialização,
muito importante na infância (até 12 anos).
“O principal objetivo da educação é criar pessoas
capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras
gerações fizeram.”
(Jean Piaget)
Horário Atendimento:
Segunda a sexta das 8:00 às 10:00
Segunda, quarta e sexta das 15:00 às 17:30
Dados da Coordenadora:
Nome |
Rosany Breia |
Email |
rosanybreia@gmail.com |
Currículo |
Graduada em Pedagogia na Fundação Educacional Unificada Campograndense, Reg. Nº12720, processo 23079.023389/09-29 em 21/01/2010. Pós-Graduanda em Psicopedagogia na Fundação Educacional Unificada Campograndense. |